itacare
agosto 2015
D S T Q Q S S
« jul    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

IMG-20150724-WA0024

Congresso Estadual dos Secretários Municipais de Saúde é realizado domingo em Ilhéus

Com o tema central ‘Fortalecendo o SUS através dos Municípios’, será realizado, nestes domingo, segunda e terça-feira (30 de agosto a 1º de setembro), o 5º Congresso Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia. A abertura do evento, que será realizado no Hotel Praia do Sol, em Ilhéus, ocorrerá no domingo, a partir das 19h, e contará com a presença do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

O congresso se propõe a ser um importante espaço para a interação entre os gestores, a fim de discutirem questões que estão na pauta municipalista, constituindo inclusive fomento ao processo de desenvolvimento social e econômico do todo o estado da Bahia, entendendo que a Saúde é um dos eixos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do País.

Dentro do evento, a Secretaria da Saúde do Estado manterá um espaço para atendimento aos gestores. Ainda na programação estão previstas conferências, oficinas, exposição de experiências exitosas e rodadas de debates voltadas à gestão das políticas públicas, o desequilíbrio entre financiamento e a responsabilidade da gestão dos programas, ações e serviços de saúde, além dos impedimentos legais.

Prefeita de Una quer apoio ao Festival do Mangostin e para a reforma do ginásio de esportes

Prefeita de Una, Diane em reunião com secretário Josias Gomes.

Prefeita de Una, Diane Rusciolelli em reunião com secretário Josias Gomes.

A prefeita do município de Una, Diane Brito Rusciolelli (PSD), apresentou suas reivindicações ao secretário Josias Gomes (Relações Institucionais da Bahia) em audiência no gabinete da Serin.

Entre as demandas solicitadas, ela pediu a reforma do ginásio de esportes da cidade, obra no âmbito das atribuições da Superintendência dos Desportos da (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda, e Esporte (Setre).

Também solicitou a Josias Gomes o apoio do Estado – via Bahiatursa, SDR e CAR – na promoção do Festival do Mangostin de Una, que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, e dia 1º de novembro. :: LEIA MAIS »

Jabes Ribeiro fecha os olhos para as mazelas do transporte público

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por ser risco para a vida do motorista e passageiros, trafegar com pneus carecas é considerado infração de trânsito de nível grave.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por ser risco para a vida do motorista e passageiros, trafegar com pneus carecas é considerado infração de trânsito de nível grave. Foto do pneu de um ônibus da empresa São Miguel

A cidade está completamente abandonada, mas um setor chama atenção pelo desrespeito ao cidadão ilheense, que acontecem todos os dias. O sucateamento da frota, além de um desrespeito no descumprimento de horário das empresas concessionarias do transporte público, no município de Ilhéus.

Hoje (29), no grupo do WhatApps de motoristas e cobradores de Ilhéus, uma foto chamou atenção e viralizou nas redes sociais. O ônibus numero 913, da empresa São Miguel, que roda a linha 8, completamente irregular, com pneus totalmente fora das condições de uso.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por ser risco para a vida do motorista e passageiros, trafegar com pneus carecas é considerado infração de trânsito de nível grave.

Além da empresa, que coloca seus passageiros e seus profissionais em perigo, lamentavelmente, o governo do prefeito Jabes Ribeiro ignora o poder de fiscalizador, deixando as empresas livres para cometer irregularidades como essa registrada neste sábado (29).

Qual o motivo para tanto desleixo?

O Blog Agravo denunciou em 2013, que “Jabes Ribeiro recebeu da família dona da empresa Viametro, 150 mil reais na campanha”. Clique aqui para ler

Vale lembrar que o prefeito Jabes Ribeiro vetou o projeto de lei que concederia gratuidade nos coletivos aos idosos a partir dos 60 anos, além de conceder aumento da passagem, a transformando em uma das mais caras do Brasil.

Ilhéus: Moradores da Barra na bronca com a Embasa

Em contato com a redação do Blog Agravo, moradores da rua da Passarela, bairro da Barra, expressaram seu descontentamento com a Embasa -Empresa Baiana de Águas e Saneamento. Segundo eles, o esgoto estourou e os detritos vêm criando sérios problemas, como o mau cheiro, prejudicando comércios na localidade.

Segundo os moradores o problema é antigo e a Embasa já foi alertada.

Confira vídeo feito por um morador.

Projeto Avivar Missões é lançado em Ilhéus

Foto divulgação.

Foto divulgação.

No último dia 19 de agosto foi realizado no Sindicato dos Bancários o lançamento do “Projeto Avivar Missões”, com a presença juventude evangélica, além Pastores e lideres. Segundo o grupo que vai está à frente das ações em todo o município de Ilhéus, o projeto vem com intuito de semear sementes aos corações dos que estão amargurados, arrancar as pessoas das drogas, dos tráficos, da prostituição, para que elas possam se sentir livre pelo poder da Palavra de Jesus Cristo.

Telefone para contato (73) 8137 – 3955 / 8808 -0532. 

Ilhéus é única cidade das 15 maiores da Bahia com queda na população

Do Bahia Notícia

Vista aérea de Ilhéus.

Vista aérea de Ilhéus.

Das quinze maiores cidades do interior baiano, Ilhéus, no Sul do estado, foi a única que teve baixa na população. Os dados tem como base uma estimativa da população brasileira, divulgada nesta sexta-feira (28), pelo IBGE. Em comparação com o número do ano passado, Ilhéus passou de 182.350 para 180.213, queda de 1,17%. No G 15 do interior baiano, a cidade que registrou maior elevação foi Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, com quase 2% de crescimento populacional. As maiores cidades baianas continuam nas mesmas posições: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna, Juazeiro, Ilhéus, Lauro de Freitas, Jequié, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Barreiras, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso e Eunápolis.

Haroldo Vieira morre durante o Festival de Inverno

996645_10200829688975116_1883588938_nA Região Cacaueira amanheceu mais triste neste sábado (29), com a informação da morte do servidor público Haroldo Vieira Fonseca. Segundo informações do Blog do Marcelo, Haroldo sofreu um infarto fulminante na frente do palco principal do Festival de Inverno da Bahia, em Vitória da Conquista.

Ainda na madrugada deste sábado, a direção do Festival emitiu nota lamentando a morte de Haroldo, e explicando que o atendido de primeiro socorros foi imediatamente feito, por uma equipe de sete profissionais e duas ambulâncias, uma do SAMU 192 e outra do Posto de Saúde, que a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista instalou no Parque de Exposições Teopompo de Almeida durante o evento, mas infelizmente Haroldo não resistiu.

Haroldo Vieira era funcionário da prefeitura de Itabuna e bastante conhecido nos meios políticos na região cacaueira. Já comandou o PMN de Itabuna e foi assessor do então deputado estadual Pedro Egidio. No início do governo do prefeito Claudevane Leite (PRB), ele atuou como assessor da secretaria de governo.

Colo Colo e Coruripe jogam pela vice-liderança neste domingo

Por Pablo Brandão

Goleiro titular do Colo Colo volta ao time neste Domingo.

Goleiro titular do Colo Colo, Waldson volta ao time neste Domingo.

Embalado após duas vitórias consecutivas, o Colo Colo vai a campo neste domingo pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D 2015. O Tigre recebe o Coruripe, de Alagoas, no estádio Mário Pessoa, às 16h. Uma vitória coloca a equipe ilheense na vice-liderança do Grupo A3.

Após uma semana de treinamentos, o técnico Gilmey Aimberê realizou as atividades de jogo reduzido e de bola parada nesta sexta-feira. Na manhã de sábado, o clube ainda trabalha a parte tática, antes de entrar em concentração para a partida.

Nesta rodada, o Tigre terá a volta de Flávio, Mailson e Xande, que estavam suspensos, além de Waldson, que, por orientação do departamento médico, foi poupado dos dois últimos jogos. Por outro lado, o time colocolense não poderá contar com Jussimar e Nildo, suspensos. :: LEIA MAIS »

Jabes Ribeiro ironiza denúncia de Cosme Araújo e diz: “Ilhéus não merece político de baixo nível”.

Relação política entre Cosme Araújo e Jabes Ribeiro é de amor e ódio.

Relação política entre Cosme Araújo e Jabes Ribeiro é de amor e ódio.

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, foi o entrevistado do radialista Vila Nova nesta sexta-feira (28) no programa O Tabuleiro, na FM Conquista. Questionado pelo entrevistador sobre a denúncia do vereador Cosme Araújo, feita no mesmo programa, de que a construtora Cidadelle pagou mais de um milhão e meio de reais para que prepostos da Prefeitura liberassem os empreendimentos da empresa no município. O prefeito respondeu com ironias, lembrando que o vereador anda nervoso, brigando com colegas vereadores, e taxou a denúncia como vazia e sem provas, na base do ouvir dizer, frágil.

 “Eu conheço Cosme, não tenho raiva(…)Eu não vou baixar o nível(…) Ilhéus não merece políticos que baixam o nível. Ilhéus merece uma discussão de alto nível… É o temperamento dele, está numa fase… Sinto e tenho que compreender. Briga com colegas vereadores, briga com a imprensa… Se ele tem alguma prova vai ao ministério público e apresenta a prova”, disse o prefeito.

 Jabes ainda lembrou que na maioria das campanhas que ele concorreu, o vereador Cosme sempre esteve lhe defendendo com discursos inflamados, como aconteceu em 2012.

Confira a entrevista de Jabes comentando a “denúncia” de CA:

Marcell Moraes luta pelo fim da violência animal

Deputado Marcell Moraes (PV)

Deputado Marcell Moraes (PV)

Está cada vez mais comum ver nos noticiários do país, casos de maus-tratos a animais domésticos. São pessoas que os abandonam em suas casas, sem água ou comida, além de violentá-los de forma cruel e desumana. Para o deputado estadual Marcell Moraes (PV), conhecido pela luta a favor da causa animal, esses casos devem acabar. “No Brasil, maltratar animais de qualquer espécie é considerado crime ambiental, com pena, inclusive, de detenção. Mas, ainda assim, tem gente que insiste nesse tipo de violência contra animais indefesos. Pedimos sempre que, se o tutor não tiver mais condições de cuidar de um animal, ou falta de paciência, por favor, o coloque para adoção. Prefiro acreditar que o número de pessoas que amam e cuidam dos animais seja maior do que aqueles que os maltratam”, afirma o parlamentar. Marcell Moraes é o autor de vários projetos que levam benefícios para os animais, bem como para seus tutores.

*Matéria da assessoria do deputado

Empregado doméstico demitido sem justa causa já pode pedir seguro-desemprego

Agência Brasil

O benefício pago será de um salário mínimo por, no máximo, três meses.

O benefício pago será de um salário mínimo por, no máximo, três meses.

A resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) que regulamenta a concessão do seguro-desemprego ao empregado doméstico dispensado sem justa causa foi publicada na edição de hoje (28) do Diário Oficial da União. O benefício pago será de um salário mínimo por, no máximo, três meses. Para ter direito ao benefício, o empregado doméstico precisa ter trabalhado pelo menos 15 meses nos últimos 24 meses.

O acesso ao benefício já consta em lei complementar e, com a publicação da resolução, os trabalhadores domésticos já podem requerê-lo. O empregado que for demitido por justa causa não terá acesso ao benefício. :: LEIA MAIS »

TPI apresenta Teodorico majestade nesta sexta, na Tenda

Foto divulgação.

Foto divulgação.

Nesta sexta-feira, às 20h, o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) apresenta “Teodorico Majestade – As Últimas Horas de Um Prefeito”, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, localizada na Avenida Soares Lopes.

A sátira política em cordel revela o drama de um prefeito acuado em seu gabinete e cercado pela população revoltada com suas trapaças. Peça com indicações ao prêmio Braskem de teatro (melhor ator e melhor texto). A classificação indicativa é de 14 anos.

Os ingresso pode ser adquirido na bilheteria da Tenda por R$ 20 e R$ 10 (meia). O espaço cultural o espaço aceita cartões de crédito e débito, além de Vale Cultura.

Teatro Popular de Ilhéus – Fundado em 1995, por Équio Reis, o grupo nasceu com o anseio de dialogar com as comunidades de Ilhéus, excluídas do processo de produção e consumo de bens culturais. Suas montagens já circularam pelo Brasil.

Tenda – Inaugurado há dois anos, o espaço é administrado pelo Teatro Popular de Ilhéus (TPI). A programação (http://goo.gl/raAgxB) é mantida através do Programa de Apoio a Instituições Culturais de Ações Continuadas do Fundo de Cultura da Bahia.

Isaac Albagli se diz surpreso com reprovação de sua conta na gestão da Bahia Pesca

Isaac disse que seu advogado entrará com um pedido de reconsideração do processo.

Isaac disse que seu advogado entrará com um pedido de reconsideração do processo.

Ex-gestor da Bahia Pesca, Isaac Albagli de Almeida disse ter sido “surpreendido” pela rejeição das contas da empresa que geriu em 2010 – a Bahia Pesca. De acordo com Albagli, ele foi ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) no dia 25 para fazer sustentação oral da sua defesa por entender que a auditoria do TCE apresentava equívocos, “especialmente quanto à imputação de responsabilidade financeira por ter pago jetons aos membros do Conselho de Administração”. “Certamente os senhores conselheiros acatariam meus argumentos, pois esse procedimento existe há mais de 30 anos e nunca foi contestado pelo TCE. Ademais, o gestor não tem interferência alguma sobre o referido conselho. No dia 25, como dito, eu estava presente no plenário para a sustentação oral, mas o conselheiro-relator Pedro Lino, retirou o processo de pauta. De forma surpreendente o levou à julgamento na data de hoje, sem que o interessado tomasse conhecimento, cerceando assim o direto do contraditório e ampla defesa”, justificou. Ainda de acordo com Isaac Albagli, o advogado dele entrará com um pedido de reconsideração do processo. “Certamente será acatado por questão de justiça”, afirmou, confiante.

Bahia é segundo estado com mais empregados sem concurso público no país

A Assembleia Legislativa da Bahia possui 600 Redas.

Segundo o “Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros de 2014”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quarta-feira (26), a Bahia é a vice-líder no número de empregados comissionados e temporários.

Só na Bahia e nos municípios da região metropolitana de Salvador, são 52.374 cargos comissionados e 131.812 servidores “sem vínculo permanente” – como contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e Prestação de Serviço Temporário (PST). :: LEIA MAIS »

Vereador Valmir e Maramata discutem projetos para o interior

Foto Divulgação

Foto Divulgação

O vereador Valmir Freitas visitou nesta quinta-feira (27) pela manhã a sede da Universidade Livre do Mar e da Mata – MARAMATA, a convite do presidente Luiz Frederico para conhecer dois importantes projetos implantados no município: o Projeto MARAMATA NAS ESCOLAS e o RETALHOS CRIATIVOS.

No Maramata nas Escolas o público alvo são alunos das escolas municipais e estaduais e o Retalhos Criativos atende senhoras da sociedade com oficinas de artesanato e reaproveitamento de embalagens recicláveis conforme explicou a coordenadora do Projeto a Srta. Adrielle Leal.

O encontro contou também com a participação do coordenador de Educação Ambiental, Rafael Santana que também participa e coordena os projetos. O Vereador Valmir mostrou-se bastante motivado com a iniciativa e já agendou estudo para implantação destes projetos no interior  de Ilhéus onde a população necessita de oportunidades como essas em melhorar sua autoestima e produtividade contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

*Informações da Ascom do Vereador

Ministério Público Eleitoral é favorável ao registro da Rede Sustentabilidade

O Ministério Público Eleitoral (MPE) deu parecer favorável à criação da rede, partido fundado pela ex-senadora Marina Silva. Na manifestação, enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o MPE afirma que o partido conseguiu ultrapassar o número mínimo de 486 mil assinaturas de apoiadores para obter o registro.

Ainda não há previsão para que registro do partido seja analisado pelo plenário da corte.

Em outubro de 2013, por 6 votos a 1, o TSE negou registro ao partido, porque a legenda não havia conseguido o mínimo de assinaturas exigidas pela Justiça Eleitoral. O tribunal só validou 442.524 assinaturas. Com a decisão, a Rede não conseguiu participar das eleições de 2014. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia