janeiro 2015
D S T Q Q S S
« dez    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


Bahia : PRF apreende farto arsenal e drogas

Os PRFs se surpreenderam ao revistar as malas no interior do veículo.

Os PRFs se surpreenderam ao revistar as malas no interior do veículo.

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu armas de grosso calibre e de uso exclusivo das forças de segurança, além de maconha prensada na região de Vitória da Conquista/BA. A ação ocorreu na noite deste sábado (24), durante fiscalização no KM 830 da BR 116, em uma abordagem a um veículo, cujo destino informado seria de São Paulo para Salvador.

Os PRFs se surpreenderam ao revistar as malas no interior do veículo e encontrar as armas na bagagem de uma mulher de 20 anos. Os policiais encontraram 1 fuzil 556 desmontado, 1 submetralhadora calibre .40, 1 pistola semiautomática calibre .40 e 1 revólver calibre 38, além de diversos carregadores e munições. Também foram encontrados com a mesma passageira, 11 pacotes com cerca de 1kg cada de substância semelhante à maconha.

Ressalta-se que esse tipo de armamento é comumente utilizado para assaltos a bancos e carros forte. A passageira foi encaminhada com o armamento e as drogas para a Delegacia de Polícia Judiciária local.

Carnaval e turismo em Ilhéus

Por Julio Gomes

FOTO ARTIGOS JULIO GOMESEstamos há cerca de 20 dias do carnaval 2015, que neste ano será na terça-feira, dia 17 de fevereiro, mas que para os baianos que gostam desta festa começará na sexta-feira anterior, dia 13 de fevereiro.

Entretanto, em Ilhéus – até onde eu tenha conhecimento – ninguém sabe dizer se haverá carnaval ou não, nem a prefeitura, nem os comerciantes, nem o setor turístico, em ninguém.

Este fato ultrapassa em muito a mera omissão, a simples ausência de definição administrativa por parte dos gestores públicos municipais: é um dos fatores que impedem Ilhéus de crescer como cidade e de se estabelecer minimamente como polo turístico.

Sem ter uma definição prévia e com bastante antecedência sobre se haverá carnaval ou não, não há como investir, como contratar, como ganhar economicamente. Não há como acumular e crescer com este importante evento típico da cultura brasileira e baiana.

Coloque-se no lugar de um empresário do setor hoteleiro que recebe um telefonema para reserva de hospedagem em Ilhéus, mas que, questionado pelo cliente, não sabe dizer se haverá carnaval ou não. O que este cliente pensará? Caso haja carnaval, quando e como este setor irá se preparar para receber os turistas?

Coloque-se no lugar dos líderes de bloco afro ou de escolas de samba que, sem definição prévia e sem patrocínio, não têm como preparar adequadamente o desfile, as fantasias, os adereços, tendo sempre que fazer tudo de última hora, no mais absoluto improviso.

:: LEIA MAIS »

Ilhéus: Comandante ressalta mais eficiência no combate ao crime

O encontro contou ainda com apresentação de dados estatísticos sobre a criminalidade na região.

O encontro contou ainda com apresentação de dados estatísticos sobre a criminalidade na região.

Comandantes de unidades policiais da Região Sul da Bahia estiveram reunidos com o comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, para traçar novas estratégias de combate à criminalidade e de otimização do emprego do policial militar. Entre as ações postas em pauta estão um novo modelo de aplicação do efetivo em relação à mancha criminal e de parcerias com a comunidade na utilização de câmeras de condomínios e pontos comerciais para fiscalizar ruas, com placas indicativas em localidades que aderirem ao projeto, a fim de coibir crimes.

“Precisamos alinhar o pensamento de termos uma polícia mais próxima das pessoas. Nossos comandantes de unidades têm que ser conhecidos pela comunidade, dialogar com todos e estimular a tropa a ouvir o cidadão e tratar bem aqueles que são de bem. Por outro lado vamos ser enérgicos com a criminalidade”, salientou.

Durante o encontro o coronel Anselmo Brandão disse ainda que já está trabalhando na recuperação do fôlego do Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência (Proerd). “Já estamos providenciando junto a algumas empresas a obtenção de material, a fim de levarmos adiante este projeto de responsabilidade social que salva vidas e facilita o trabalho da polícia militar à medida que afasta crianças e adolescentes das drogas e da criminalidade”, explicou o comandante.

:: LEIA MAIS »

ACM Neto pode deixar o DEM e migrar para o PDT

vitrine_neto_decretoDe acordo com o colunista Felipe Patury da revista Época, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), “estaria com um pé no PDT”. A nota do jornalista alimenta a história da possível saída do democrata ou a fusão das duas agremiações. “O mais importante quadro do DEM no país pode deixar o partido em breve. O prefeito de Salvador, ACM Neto, negocia há um ano sua filiação ao PDT”, escreveu.

Segundo Patury, três fatos fizeram as conversas avançarem nos últimos dias. Em dezembro, Neto criou a Secretaria de Trabalho e nomeou uma pedetista para chefiar a pasta, Andrea Mendonça, irmã do deputado federal e presidente estadual da agremiação, Félix Mendonça Jr. Depois, orientou os deputados do DEM a votarem no candidato do PDT ao comando da Assembleia baiana.

À coluna, o presidente do PDT, Carlos Lupi, diz: “São sinais de que o prefeito nos quer ao lado dele”. O rastro da possibilidade é visto com as novas investidas do democrata em tê-los ao seu lado. “Na semana passada, o PDT rompeu com o governador da Bahia, o petista Rui Costa, principal adversário de ACM Neto. O motivo: Costa disse aos pedetistas que eles deveriam escolher entre participar do governo do PT no Estado ou da gestão do DEM na capital. Fez-se a escolha”, encerra a nota.

Inscrições para o ProUni começam hoje

20140818_143031As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) estão abertas. Os interessados em obter bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior já podem consultar na página do programa as bolsas disponíveis.

Nesta edição, o ProUni ofertará 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. As bolsas são destinadas a 30.549 cursos e distribuídas por 1.117 instituições.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 na página do ProUni. O candidato que se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode participar do ProUni.

Para se inscrever, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado 0 na redação. Outra condição é ainda não ter diploma de curso superior.

:: LEIA MAIS »

Polícia prende quatro ladrões de motos em menos de 48 horas

Meliantes foram reconhecidos pela vítima, segundo a polícia militar.

Meliantes foram reconhecidos pela vítima, segundo a polícia militar.

Em menos de 48 horas, a Polícia Militar prendeu quatro ladrões de motos que atuavam em Ilhéus

Neste sábado (25), dois meliantes foram presos nas proximidades da rodoviária, pela PETO 70, com uma arma de fogo e uma moto roubada com placa policial OEJ 5896.

O proprietário da moto reconheceu os dois suspeitos como os assaltantes que levaram o veículo.

Até o fechamento da matéria os dois meliantes não tiveram suas identidades divulgadas.

ladrões-de-motos

Outra ação da polícia se deu por volta das 21h da última sexta-feira, 23, quando a PETO 69 prendeu João Manoel Alves dos Santos e Nicolas Almeida Portela.

Segundo a PM, na mesma noite os dois roubaram uma motocicleta modelo XRE 300, placa policial OUI 6113, no bairro do Pontal.

Morte de menina mostra perigo de usar celular ligado à tomada

celularA morte de uma menina de 11 anos após sofrer uma parada cardiorrespiratória, na última segunda-feira (19), no Distrito Federal, em decorrência de choque elétrico enquanto utilizava o celular com o aparelho ligado à tomada chamou atenção para os risco da prática. A garota, que não teve o nome divulgado, foi atendida no Hospital Regional de Ceilândia por três pediatras, um cirurgião e uma clínica médica, segundo a Secretaria de Saúde. Ela foi submetida a reanimação cardiopulmonar durante uma hora e dez minutos, mas não sobreviveu.

A família informou aos médicos que a menina levou um choque enquanto jogava em um aparelho celular ligado à tomada. Segundo a capitã Juliana Leal, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a situação se agravou porque houve sobrecarga de energia. “O chão estava molhado e eles botaram um ventilador e um celular na mesma tomada e a menina tomou um choque fatal”, disse.

“As pessoas devem ter cuidado quando forem arrumar a casa para não deixar que a fiação entre em contato com a água. É importante também ter cuidado com as tomadas e não deixar sobrecarregar. Quando o carregador está estragado ou há problema de instalação elétrica, potencializa o risco de choque”, afirma Juliana.

:: LEIA MAIS »

População vai ter melhorias na Saúde e Educação

Deputado Estadual Rosemberg Pinto

Deputado Estadual Rosemberg Pinto.

“As mudanças na estrutura administrativa vão otimizar o funcionamento das secretarias estaduais de Saúde e Educação, melhorando os serviços prestados à população”. A opinião é do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT). Segundo ele, as alterações, aprovadas pela Assembléia Legislativa, estão alinhadas ao modelo de gestão, já implantado pelo Governo Federal, “O governador Rui Costa tem a Saúde e a Educação como prioridades e é importante que os recursos públicos sejam investidos na para melhorar a qualidade da educação e da rede básica de saúde”, afirma o deputado, ressaltando que “as  mudanças estão sendo feitas com transparência e em  permanente dialogo com a sociedade”.

Entre as mudanças na estrutura da Secretaria de Educação estão a extinção das Diretorias Regionais da Educação (Direc) e a criação dos Núcleos Regionais da Educação (NRE). O objetivo é promover um maior alinhamento com as políticas territoriais desenvolvidas pelo Governo do Estado, com uma maior otimização de recursos e integração de serviços.

osvaldo barreto

Secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

As alterações objetivam melhorar a qualidade da educação, conforme prevê o Pacto para a Educação na Bahia, proposto pelo governador Rui Costa e em alinhamento com o Governo Federal que adotou como lema “Brasil, Pátria Educadora”. Para o secretário de Educação, Osvaldo Barreto, “as  mudanças não são só de nomenclaturas; elas são conceituais e necessárias. O desafio é a melhoria da qualidade da educação e, para isso, precisamos estreitar, ainda mais, essas políticas de educação com as ações voltadas às demandas e as especificidades dos Territórios de Identidade da Bahia”, afirma o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

SAÚDE :: LEIA MAIS »

Diretoria do Abrigo de Ilhéus mostra situação financeira e projetos de captação de recursos

Secretários municipais e presidentes de clubes de Lions da cidade participaram da reunião com diretores do Abrigo.

Secretários municipais e presidentes de clubes de Lions da cidade participaram da reunião com diretores do Abrigo.

O presidente da Sociedade São Vicente de Paulo de Ilhéus, Yolando Souza, se reuniu, no final da tarde da quinta-feira, 22, com os secretários municipais de Saúde, José Antonio Chagouri Ocké, e de Assistência Social, Jamil Ocké, os presidentes do Lions Clube Ilhéus Centro, tenente-coronel Idilceu Bastos, Ilhéus Norte, Suzana Patury, e Ilhéus Pontal, José Carlos Tavares, com a finalidade de mostrar a situação contábil da instituição e apresentar os projetos de captação de recursos que a diretoria pretende executar este ano, com a ajuda da comunidade.

 Na oportunidade, o diretor-financeiro, Adriano Dantas, apresentou o diagnóstico financeiro da instituição, traçou o quadro das receitas, geradas por mensalidades dos idosos que lá residem (aluguéis dos imóveis, hospedagens da Casa de Retiro e doações mensais de sócios), e outro de despesas (alimentos, medicação, custos com profissionais de saúde, folha de funcionários, FGTS, energia, segurança, dentre outras), e afirmou que o Abrigo possui um déficit mensal em torno de 20 mil reais. Em valores atualizados, o abrigo possui um débito total no valor de 131.580,40.

:: LEIA MAIS »

Mais de 134 mil candidatos disputam, neste domingo, 200 vagas de servidor do TJBA

 tj-ba(4)Tudo pronto para o maior concurso já realizado na história quadricentenária do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, a corte mais antiga nas Américas. São mais de 134 mil candidatos disputando 200 vagas para níveis médio e superior.

Os candidatos são das áreas de Direito, Administração, Tecnologia da Informação, Arquitetura, Assistência Social, Biblioteconomia, Comunicação, Contabilidade, Economia, Enfermagem, Engenharias, Estatística, Medicina, Odontologia e Psicologia.

As provas serão realizadas em Salvador, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro e Vitória da Conquista

A Fundação Getúlio Vargas recomenda aos 134.793 candidatos comparecer ao local das provas objetiva e discursiva com antecedência de 60 minutos do horário do início. A caneta deve ser de tinta azul ou preta.

Os estabelecimentos serão abertos pontualmente às 7 horas, horário da Bahia, e fechados às 8 horas, no caso das provas pela manhã, para candidatos de nível médio. À tarde, a abertura será 13h30min e o fechamento, 14h30min, conforme consta do edital.

Os horários para a realização das provas são de 8h às 12h, para os candidatos aos cargos de nível médio, e entre 14h30min e 19h30min, para os de nível superior. É exigida a apresentação do Cartão de Informação, que vale como comprovante de inscrição.

Coleta de lixo comum é regularizada no Hospital Regional de Ilhéus

Lixo no Hospital Regional - Foto Alfredo Filho.

Lixo no Hospital Regional – Foto Alfredo Filho.

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), iniciou, nesta sexta-feira, 23, pela manhã, a retirada de cerca de oito toneladas de lixo comum que se acumulavam no fundo do Hospital Regional Luiz Viana Filho, no bairro da Conquista. O material não era recolhido desde o fim de 2014, quando um funcionário da empresa Solar Ambiental, responsável pela coleta domiciliar na cidade, ficou ferido ao manusear sacos de lixo que continham resíduos hospitalares.

Foram necessários dois caminhões para retirada do lixo orgânico produzido pela unidade nas últimas semanas. O trabalho só foi possível, segundo o titular da Sedur, Isaac Albagli, depois que uma equipe do hospital iniciou a separação dos resíduos. “Uma fez sendo feita essa separação, a Prefeitura recolhe sem problemas”, ratificou o secretário.

Albagli argumenta que a Prefeitura de Ilhéus já havia alertado ao hospital sobre o descarte irregular de material infectante, mas a unidade não solucionou o problema, levando à suspensão da coleta.

Fecha as pernas, menina

Por Julio Gomes

FOTO ARTIGOS JULIO GOMESCausa-me forte impressão o descuido de muitas mães de hoje em dia com a conduta de suas filhas ainda crianças, tanto nas classes mais populares como, até mesmo, nas mais abastadas e bem escolarizadas.

Na época em que era criança – nasci em 1965 – cresci ouvindo as mães advertindo suas filhas para que tivessem “modos” e “cuidado”. Uma das expressões mais ouvidas, quando as meninas se sentavam displicentemente, com as pernas abertas, mostrando em público a calcinha ou parte dela, era o famoso: “fecha as pernas, menina, e senta direito.”

Isso valia para ricos e pobres. Para negros e brancos. Para filhas de doutor ou de trabalhador rural. A preocupação das mães com o pudor e com não expor suas filhas permeava toda a sociedade.

Hoje, no Brasil, temos índices vergonhosos de violência sexual praticada contra crianças. Incorporou-se plenamente ao vocabulário cotidiano uma palavra antes quase desconhecida, que designa este tipo de crime: pedofilia.

Os números são alarmantes: Segundo o Mapa da Violência 2012 – Crianças e Adolescentes no Brasil, publicado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino Americanos, com base em registros do SINAN, foram atendidos, em 2011, um total de 10.425 crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. A grande maioria do sexo feminino: 83,2%, sendo que a maior incidência de atendimentos registra-se na faixa de 10 a 14 anos.

Estes números não traduzem senão muito palidamente a realidade, que é muitíssimo pior, pois a criança ou adolescente simplesmente não dispõe, na imensa maioria das vezes, de meios para denunciar seu agressor, que quase sempre é um familiar com forte ascendência sobre ela, passando a sofrer a violência calada, por anos a fio.

Acrescente-se que, em muitos casos, após cometer o abuso ou a violência sexual, o criminoso, buscando não ser identificado, mata barbaramente a criança indefesa, trazendo-nos outra palavra bem pouco pronunciada em anos passados: infanticídio.

Para constatarmos esta avalanche de violência sexual contra crianças e adolescentes não precisamos recorrer às estatísticas oficiais. Basta ligarmos o rádio, a TV ou acessarmos à internet, e todos os dias nos depararemos com casos similares.

No Brasil em que as leis são normalmente ineficazes para conter a prática de crimes, resta às famílias – sobretudo às mães – dar as orientações cabíveis quanto à conduta e manter a vigilância necessária em favor de suas filhas e filhos. E denunciar imediatamente qualquer fato suspeito.

Aqui, mais do que nunca, mais vale prevenir do que remediar.

 *Julio Cezar de Oliveira Gomes é graduado em História e em Direito pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz. e-mail: juliogomesartigos@gmail.com

Ilhéus tem seis praias que estão impróprias para banho

Praia do Malhado (próximo à escultura da sereia), mais uma vez imprópria.

Praia do Malhado (próximo à escultura da sereia), mais uma vez imprópria. Foto Jamesson Araújo

Das praias avaliadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) em Ilhéus, seis estão impróprias para o banho neste fim de semana.

O Inema chama atenção para que os banhistas evitem as praias de ConchaBarra de São Miguel (em frente à rua de acesso a praia), Marciano (próximo ao bar litrão), Malhado (próximo à escultura da sereia), Opaba (próximo à barraca Brilho do Luau) e Ceplus (atrás da cabana Guarany). Nas demais praias de Ilhéus, as condições são normais, lembrando que deve-se evitar o banho de mar em tempo chuvoso.

O diagnóstico das condições de balneabilidade é obtido mediante o recolhimento de amostras, durante cinco semanas, nas praias da Barra de São Miguel, Marciano, Malhado, Avenida, Cristo, Opaba, Milionários, Olivença e Cururupe, 100m antes lançamento da Ceplus e 100m depois lançamento da Ceplus.

:: LEIA MAIS »

Concurso para procurador do trabalho começa a inscrever dia 2 de fevereiro

LogoMPT,0O Ministério Público do Trabalho (MPT) publicou edital do 19º concurso para o preenchimento de nove vagas no cargo de procurador do trabalho. Dez por cento das vagas são reservadas para pessoas com necessidades especiais. A carreira de procurador do trabalho é federal, com lotações que podem ser modificadas a cada concurso interno de remoção.

Os candidatos precisam ser bacharéis em direito e ter experiência comprovada de pelo menos três anos na área jurídica através do exercício da advocacia ou atividade similar. A seleção é feita por meio de processo seletivo com prova escrita eliminatória, seguida de segunda fase de avaliação de títulos e prova oral. Ao fim do concurso, os aprovados passam por um curso de capacitação antes de ingressas no exercício da função.

Os interessados devem se inscrever no período de 2 de fevereiro a 12 de março de 2015 pelo site www.mpt.gov.br/concurso. As inscrições só serão efetuadas após o pagamento da taxa no valor de R$ 220. As vagas abertas são para as cidades de São Paulo/SP, Itaguaí/RJ, Pelotas/RS, Recife/PE, Brasília/DF, Vitória/ES, Goiânia/GO, Água Boa/MT e Corumbá/MS.

Os candidatos farão prova objetiva, marcada para o dia 17 de maio, como parte do processo seletivo. Eles também serão submetidos a avaliações subjetiva e prática, a serem aplicadas nos dias 5 e 12 de julho, respectivamente. Outras informações, bem como os horários e os locais de realização dos exames, serão divulgadas em editais a serem publicados nos dias 30 de abril (avaliação objetiva) e 23 de junho (testes subjetivo e prático).

Contas externas do Brasil tem o maior rombo desde 1947

Governo da petista Dilma Russsef é protagonista de mais um recorde negativo nas finanças do governo Brasileiro.

Governo da petista Dilma Rousseff é protagonista de mais um recorde negativo nas finanças do governo Brasileiro.

O Déficit em conta corrente do Brasil em 2014 somou U$$ 90,948 bilhões, o que representa 4,17 % do produto Interno Bruto (PIB) do País. Trata-se do maior rombo nas contas externas nacionais desde o início da série histórica, iniciada em 1947- informou nesta sexta-feira, 23, o Banco Central(BC).

Vale destacar que esse resultado deficitário foi 50 % maior do que o verificado em 2012, de U$$ 54,246 bilhões, que até então era o pior desde 1947.

O resultado negativo ficou no topo das estimativas dos analistas de mercado consultados pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado. As previsões variavam entre déficit de U$ 88,1 bilhões e U$ 90,9 bilhões. ( Agência Estado )

CGU cobra prefeituras por fiscalização mais rigorosa no Bolsa Família

cartaoUm relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) faz um alerta para fraudes identificadas no programa Bolsa Família, principal bandeira do governo federal na área social. Os técnicos da CGU cobram uma fiscalização mais rigorosa por parte das prefeituras, responsáveis pela gestão do programa na ponta. O relatório considera que falta aos gestores locais a adoção de medidas para verificar o enquadramento das famílias nos critérios do programa, como visitas domiciliares para a checagem de informações sobre renda e dependentes.

O relatório toma por base a análise feita pelos técnicos da CGU numa amostragem de 3.519 famílias pesquisadas (algo em torno de 15 mil pessoas). Dessas, 314 famílias recebiam o benefício de forma irregular por declararem propositadamente uma renda familiar falsa, inferior à real, para continuarem recebendo o benefício.

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia