julho 2015
D S T Q Q S S
« jun    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Servidores do judiciário federal decidem manter greve na Bahia

greve3Os servidores do Judiciário Federal decidiram manter a greve, iniciada no dia 16 de junho, em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (6), como parte de um movimento nacional que reivindica reajuste salarial.

A mobilização abrange funcionários do Juizados Especializados Federais, Justiça Federal, Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Justiça Militar da União e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A assembleia, que durou cerca de uma hora e meia, ocorreu no prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), no bairro do Comércio, em Salvador. Após a assembleia, os servidores realizaram uma manifestação em frente ao prédio.

Uma nova assembleia dos servidores foi marcada para a próxima quinta-feira (9), às 13h, na sede da Justiça Federal, no bairro de Sussuarana.

Segundo o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (Sindjufe-BA), Frederico Barboza, os servidores optaram pela manutenção do movimento por conta do risco de veto, pela presidência da República, ao PLC28/2015, que é o projeto de recomposição salarial da categoria, aprovado na Câmara e no Senado Federal, que chega a até 78% de aumento.

O sindicato alega que os servidores estão sem reajustes salariais desde 2009.

*Informações do G1/Bahia

Planos de saúde terão que cobrir cesárea eletiva se gestante assumir riscos

2014_710964143-2013_640042051-2013_611340758-2013_611170272-2013050832272.jpOperadoras de plano de saúde terão que cobrir cesarianas eletivas (agendadas) – quando não há indicação médica – caso a gestante assine um termo de consentimento declarando estar ciente dos riscos que envolvem o procedimento. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) hoje (6), quando passa a vigorar um conjunto de medidas de estímulo ao parto normal.

Pelas novas regras, apenas cesáreas recomendadas ou que se fizerem necessárias durante um trabalho de parto difícil seriam pagas pelos planos de saúde. A ANS esclareceu, entretanto, que o parto por cesárea integra o rol de procedimentos estabelecidos pela agência e que as operadoras não podem se negar a fazer esse tipo de cobertura. Nesses casos, o médico deverá anexar à documentação enviada ao plano um termo assinado pela gestante assumindo os riscos da cirurgia.

A partir de hoje, o uso do partograma – documento gráfico onde são feitos registros de tudo o que ocorre durante o trabalho de parto – passa a ser obrigatório para obstetras da rede privada. A Resolução Normativa nº 368 prevê ainda que as operadoras informem aos beneficiários os percentuais de cesáreas e de partos normais de cada hospital e médico credenciados. Os planos também serão obrigados a oferecer o cartão da gestante, que contém todas as informações sobre o pré-natal.  Leia mais na Agência Brasil

Deputado Marcell Moraes denuncia falta de vacinas contra raiva

Deputado

Deputado Marcell Moraes

O deputado estadual Marcell Moraes (PV) denunciou a falta das vacinas em toda rede pública do estado para proteção de cães e gatos contra a raiva. A Bahia tem um histórico relativamente recente de raiva canina e humana e, segundo o parlamentar, as doses do imunobiológico, que são repassados pelo Ministério da Saúde, estão sendo insuficientes para a manutenção da rotina de imunização, chegando muitas vezes a faltar. “A situação é preocupante. A raiva é uma doença que acomete tanto os animais quanto os seres humanos e a falta da vacina representa uma porta escancarada para o retorno da doença na Bahia. É necessário que o governo estadual cobre do Ministério da Saúde e adote medidas emergenciais para evitar a circulação da raiva em nosso estado”, afirmou Marcell. Segundo a Organização Mundial de Saúde mais de 50 mil pessoas morrem por ano em todo o mundo em decorrência de complicações causadas pela doença que é transmitida através da saliva de animais infectados.

Recém reformada escola municipal tem infiltrações e alagamentos

Goteiras, teto encharcado, e crianças molhadas e com dificuldades para estudar.

A escola reformada recentemente tem goteiras, teto encharcado, e crianças molhadas, e com dificuldades para estudar.

Alunos, professores e trabalhadores em educação da Escola Municipal Perpétua Marques retornaram do recesso escolar nesta segunda-feira e foram recebidos com uma surpresa. A escola, reformada recentemente, estava com salas alagadas, com infiltrações no teto e baldes espalhados por todos os lados para aparar a água das pingueiras.

As paredes ficaram úmidas e no chão era possível observar poças de água. Os professores tiveram que colocar os alunos num dos cantos da sala onde não estava pingando. Mesmo assim, as educadoras informaram que as infiltrações acabaram prejudicando o desenvolvimento das atividades com os alunos.

O presidente da APPI/APLB-Sindicato, Osman Nogueira Junior, esteve no local e constatou que em uma das salas não havia condições de trabalho. O que chamou a atenção é que a escola consta como totalmente reformada. Na placa colocada em frente ao colégio diz que na Escola Municipal Perpétua Marques foram realizados os serviços de engenharia e reparos para a conservação e manutenção da unidade de ensino.

Confira a galeria de fotos da Escola Municipal Perpétua Marques:

Leia outra matéria sobre o mesmo problema, agora na escola municipal Themistocles de Andrade, no bairro Teotônio Vilela. Clique aqui para ler 

Obras do aeroporto de Canavieiras se encontram em fase de conclusão

Saulo Pontes e Almir Melo no Aeroporto de Canavieiras - Foto Ascom.

Saulo Pontes e Almir Melo no Aeroporto de Canavieiras – Foto Ascom.

Na tarde desta sexta-feira (3), o engenheiro Saulo Pontes, da Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT) e o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, visitaram as obras do aeroporto da cidade. Os serviços estão em fase de conclusão e, em seguida, deverá passar pela homologação para entrar em funcionamento.

De acordo com o prefeito Almir Melo, o aeroporto de Canavieiras, que pertence ao Governo do Estado da Bahia, é um meio de comunicação e transporte importante no desenvolvimento do município. O equipamento se encontra desativado há anos e está sendo recuperado por solicitação do prefeito ao então governador Jaques Wagner.

:: LEIA MAIS »

UESC realiza aperfeiçoamento de professores de Matemática do Ensino Médio

UESC LOGOA Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, realiza de 20 a 24 de julho o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM, para professores de Matemática de educação básica das cidades situadas em sua área de abrangência e alunos de graduação em matemática. O curso terá lugar no auditório do Prédio de Ciências Exatas e Tecnológicas, das 8 às 16 horas.

Este programa visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio. É realizado, sob diversas formas, desde 1990, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Atualmente tem recebido apoio para sua realização da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação.

Deste programa resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática. A coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores de Ensino Médio de Matemática.

Anvisa suspende lote de antibiótico com desvio de qualidade

amoxilinaA resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (6) no Diário Oficial da União suspende a distribuição, a comercialização e o uso do lote AX4144A2D (validade até setembro de 2016) do medicamento Amoxicilina 500 mg cápsulas, fabricado pela empresa Aurobindo Pharma Indústria Farmacêutica Ltda.

De acordo com o texto, o próprio fabricante encaminhou à agência comunicado de recolhimento voluntário do produto em razão de desvio de qualidade por presença de corpo estranho em um blister (embalagem) lacrado do lote.

A Aurobindo Pharma Indústria Farmacêutica Ltda. informou que já encaminhou uma carta a todos os clientes e estabelecimentos que receberam o lote, orientando sobre a devolução do medicamento.

Augusto Castro diz que PSDB tem compromisso com uma nova política

Eleição do PSDB-Foto divulgação.

Eleição do PSDB-Foto divulgação.

O deputado estadual Augusto Castro participou, neste domingo (5), em Brasília, da convenção nacional do PSDB, na qual o senador Aécio Neves foi reconduzido à presidência da sigla. Acompanhado pelos deputados federais Jutahy Magalhães Jr. e João Gualberto, e pelos estaduais Marco Prisco e Adolfo Viana, Augusto disse que a convenção demonstrou a unidade do partido, que é hoje a principal força de oposição ao governo petista.

“Como afirma nosso lema, fazemos oposição a favor do Brasil”, destacou o tucano. O deputado elogiou o discurso do senador Aécio Neves, “que reafirmou o compromisso do PSDB com a construção de uma nova política, o firme combate à corrupção e a defesa da competência na administração pública”.

“O PSDB é um partido moderno, que tem uma visão ampla sobre os problemas do país e já demonstrou a capacidade de enfrentá-los e resolvê-los, como fez com a organização da economia com a implantação do Plano Real”, afirmou Augusto.

Prefeitura coloca ponto de ônibus pela metade na Morada do Porto

Como o de madeira, o ponto de ônibus continua com a cobertura de lona.

Como o de madeira, o ponto de ônibus continua com a cobertura de lona.

Na semana passada o blog Agravo abordou na matéria “Transporte público de Ilhéus é motivo de indignação”, a situação dos pontos de ônibus do condomínio minha Casa Minha Vida, Morada do Porto, mostrando a precariedade em que os passageiros esperavam o transporte público.

Dias depois, segundo leitor, a prefeitura municipal de Ilhéus mandou colocar um ponto de ônibus no local. Mas pelas fotos dá para perceber que continua precário, com ponto de ônibus sem cobertura e a parada cheia de lama.

“Preferimos continuar esperando o ônibus no ponto improvisado, com madeira e lona. Os ônibus não querem para no ponto novo devido à lama”, informou o morador.

Repórter do Bocão News é espancado e Governador manda apurar os fatos

Marivaldo Filho, editor de política do Bocão News.

Marivaldo Filho, editor de política do Bocão News.

O editor de política do site Bocão News, Marivaldo Filho, foi espancado por policiais militares na noite deste sábado (4), no bairro do Bonfim, em Salvador. De acordo com o jornalista, ele estava em uma confraternização, quando duas pessoas se desentenderam. “Tinha uma viatura perto na hora. Durante a abordagem, os policiais tiveram uma postura a favor de um dos envolvidos na briga, que era policial, e deram início a uma sessão de espancamento contra o outro. Os policiais chegaram até a ralar o rosto do rapaz no chão.  Por conta da atitude, decidi registrar a ação”, conta.

Segundo o profissional de imprensa, um dos policiais que percebeu que ele fazia o registro da ação, imediatamente o abordou e de forma violenta. “Ele pediu para apagar a foto. Eu disse que não iria apagar. Tentei argumentar que não tinha porque apagar. Isso gerou uma fúria maior no policial, que me deu voz de prisão”, afirmou.

Marivaldo foi algemado e levado para o camburão da viatura da PM. Antes, foi vítima uma série de agressões. “Ele começou a dar vários socos em minha cabeça. Depois pediu meu celular e pediu para destravar para que ele pudesse apagar as fotos. Eu tinha recebido tanto soco que não tinha mais condições nem de digitar a senha do meu celular. Quanto mais errava a senha, mais socos recebia. Ele pegou alguma coisa no chão, que eu acredito que tenha sido uma pedra, e me agrediu. Sangrou muito. Acho que o PM só parou de me bater quando viu que eu estava sangrando muito”, relatou.

Governador determina apuração rigorosa

O governador Rui Costa, por meio de seu perfil no Facebook, se posicionou sobre a denúncia feita pelo jornalista Marivaldo Filho neste domingo (5). “Determinei ao secretário de Segurança, Maurício Barbosa, e ao comandante da PM, coronel Anselmo Brandão, a apuração rigorosa dos acontecimentos noticiados pelo Bocão News, em que o editor de política do referido site, Marivaldo Filho, afirma ter sofrido violência por policiais militares no exercício de seu trabalho”, disse Rui.

Na publicação, Rui também destacou que o governo “atuará sempre para assegurar que a democracia seja vivida de forma plena, garantindo a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão, o direito de o jornalista exercer sua profissão mediante qualquer situação. Não permitiremos em nosso estado intimidações, constrangimento e nenhum tipo de violência contra o profissional ou contra o cidadão que denuncie ato ilícito”.

Polícia Militar prende assaltante na Av. Soares Lopes

Foto divulgação PM.

Foto divulgação PM.

Dando continuidade ao plano de operações de segurança pública, no sentido de reduzir o índice de crimes contra a vida, Policiais Militares da 68ª CIPM, na noite deste sábado (04), prenderam na avenida Soares Lopes, em Ilhéus, um homem portando um revólver.

Paulo Sergio da Cruz Conceição Souza, 28 anos, natural de Salvador, foi preso com uma arma, calibre 32, da Marca Taurus, com cinco munições.

Com o meliante também foi encontrado um celular Samsung e uma bicicleta de cor Branca. Todo material apreendido, como também o meliante, foram apresentado na 7ª COORPIN, sendo autuado em flagrante pelo Delegado Plantonista.

Escolas estaduais vão voltar às aulas

EMais de 900 mil estudantes da rede estadual voltarão às aulas nesta segunda-feira (6). O retorno vem acompanhado de novos desafios, propostos pelo Governo da Bahia, no programa Educar para Transformar.

O foco é a melhoria da qualidade da educação pública por meio da participação de todos os setores da comunidade escolar.

Os estudantes passam a ter mais direito à voz na gestão escolar, com a eleição de cerca de 20 mil líderes de classe que iniciam sua participação como representantes de turma de cada sala de aula das escolas da rede estadual.

O programa Educar para Transformar também quer ampliar a participação das famílias nas escolas neste segundo semestre, com a eleição do Colegiado Escolar.

A Secretaria da Educação está convocando os pais para procurar as escolas de 6 a 10 de julho, para participar do processo eleitoral.

O Colegiado é formado pelo diretor da escola e representantes dos professores, funcionários, estudantes e também das famílias. A eleição está marcada para acontecer de 21 a 24 de julho.

“Aulão” de Zumba Fitness, gratuito, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus

unnamed

​”Aulão” acontece na próxima terça-feira, dia 7 (imagem: divulgação)

Na próxima terça-feira, dia 7, às 6h30, acontecerá um “aulão” de Zumba Fitness, gratuito, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, localizada na Avenida Soares Lopes (próximo ao Colégio São Jorge), em Ilhéus.

A aula será comandada por Márcio Oggo, instrutor oficial de Zumba Fitness, e convidados. O evento é indicado para o público em geral. Recomenda-se que o interessado vá com roupas leves, apropriadas para a prática de exercícios físicos. Entre os benefícios estão a queima de gordura e a melhoria do sistema cardiorrespiratório.

:: LEIA MAIS »

Tentativa de homicídio deixa três pessoas feridas no Teotônio Vilela

Foto ilustrativa.

Foto ilustrativa.

Na tarde deste sábado (04), três pessoas, entre elas uma criança de seis anos, foram atingidas por tiros quando estavam em um bar na Av. José Carolino, bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus.

A polícia Civil investiga o caso e a suspeita é que o alvo dos disparos, era uma das vítimas identificado como Gilmar Neves, vulgo Pompom.

Segundo testemunhas, os tiros foram deflagrados por dois homens em uma moto. Todas as vítimas foram levadas para o Hospital Regional Luiz Viana Filho e não correm risco de morte.

CIPE Cacaueira apreende armas em Itacaré

cipecacaueira

Imagem divulgação- Montagem Blog Agravo.

Uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado apreendeu neste sábado, no município de Itacaré dois revolveres 38 e uma pistola Glock 9mm de uso exclusivo das forças armadas , em posse dos meliantes Jaime de Jesus Almeida, (vulgo Jaiminho) de 44 anos, natural de São Paulo.

Segundo informações policiais, o meliante já tem passagens pela polícia por tráfico de drogas, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de polícia judiciária local.

Chocolate no Barradão

Foto jornal A Tarde

Foto jornal A Tarde

O Vitória derrotou o Bahia por 4 a 1 neste sábado (4) no Barradão pela Série B e assumiu a quarta colocação – pode deixar o G4 ao fim da rodada, caso o América-MG vença o Mogi Mirim. Já o tricolor, com a derrota, saiu da zona de classificação e está na sexta colocação da tabela. Gulherme Mattis, Escudero, Rogério e Robert marcaram os gols do Vitória. Maxi descontou para o Bahia.

O resultado fez o Leão ir para 19 pontos, um a mais que o rival, e os dois times inverteram de posição na tabela. O próximo desafio do Vitória é Boa Esporte e o Bahia enfrenta o Paysandu, ambos os jogos na terça-feira.

Vídeo com melhores momentos do jogo :



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia