agosto 2014
D S T Q Q S S
« jul    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

CGWNqsI

MP solicita e Justiça proíbe acolhimento de adolescentes no Complexo Policial de Itabuna

Juiz Marcos Antônio Santos Bandeira

Juiz Marcos Antônio Santos Bandeira

Uma decisão da Vara da Infância e Juventude de Itabuna proibiu, em caráter liminar, o acolhimento de adolescentes em conflito com a lei pelo Complexo Policial de Itabuna. A medida, tomada pelo juiz Marcos Antônio Santos Bandeira, atende a um requerimento feito pelo Ministério Público, por meio da promotora de Justiça Mayanna Ferreira Ribeiro, e é resultado de uma inspeção realizada no complexo no dia 27 deste mês, da qual também participaram representantes da Polícia, da Vigilância Sanitária, do Conselho Tutelar e da Ordem dos Advogados do Brasil. A liminar determina ainda que a Secretaria Estadual de Segurança Pública disponibilize “imediatamente” espaço destinado a custodiar os adolescentes que estão atualmente apreendidos na unidade.

O requerimento do MP levou em conta a “completa falta de infraestrutura adequada para acolher adolescentes infratores” constatada durante a vistoria. De acordo com Mayanna Ribeiro, foi verificada a inexistência de estrutura sanitária, hidráulica e física do espaço hoje destinado à internação dos adolescentes. “Constatou-se a completa insalubridade do prédio, que não tem aeração, nem iluminação adequadas, bem como não possui dormitórios ou sanitários com estrutura mínima para abrigar adolescentes, sobretudo do sexo feminino”, destacou a promotora de Justiça, ressaltando que a “precária situação da unidade prisional tem sido objeto de frequentes relatos por parte da Polícia Civil, que tem solicitado providências, sem êxito”, o que levou o MP a fazer o requerimento com vistas a resgauardar a integridade física e moral dos adolescentes em conflito com a lei.

Debate na Bahia vira palco para ironias e acusações entre candidatos

Rui Costa e Paulo Souto sofreram com ataques.

Rui Costa e Paulo Souto sofreram com ataques. Foto do  A Tarde.

O primeiro debate televisivo entre os postulantes ao governo da Bahia na noite de quinta-feira, 28, na TV Band Bahia, refletiu o tom de agressividade da campanha. A candidata Lídice da Mata (PSB) partiu para “cima” de Rui Costa (PT) acusando-o entre outras coisas de ser o “inimigo número 1″ dos servidores do Estado. Paulo Souto (DEM) foi criticado por Rui Costa (PT), Rogério Da Luz (PRTB) e Marcos Mendes (PSOL) e respondeu no mesmo tom.

No bloco em que os candidatos faziam pergunta entre si, o candidato do PT descobriu como será duro ter Lídice da Mata como adversária. Sorteada para perguntar ao petista, partiu para o ataque. Alegou que a propaganda do PT mostra que Rui é o responsável por tudo que se fez na Bahia. “Parece até que não tem governador e presidente da República”, bradou, alegando que a responsabilidade de Rui seria a das greves promovidas pelo funcionalismo. O petista disse que só negociou com servidores no primeiro mandato de Jaques Wagner. Alegou que tem iniciativa, e por isso o governador o convidou para tocar as grandes obras.

Já Rogério Da Luz criticou os candidatos Paulo Souto e Rui Costa por formularem propostas que já fizeram e não cumpriram quando tiveram oportunidade.

Classe incoerente

Convite anexado no mural dos agentes de trânsito de Ilhéus.

Convite anexado no mural dos agentes de trânsito de Ilhéus.

Muitos agentes de trânsito de Ilhéus se queixam da perseguição do prefeito Jabes Ribeiro, mas existem aqueles que podemos chamar de puxa saco do chefe e não tem vergonha na cara.

No mural da sala dos agentes de trânsito, que fica localizado ao lado do ginásio de esporte de Ilhéus, um convite chama atenção. Nele um agente convida os colegas para uma reunião, regada a cerveja e churrasco com o candidato a deputado federal Davidson Magalhães (PC do B), que tem o apoio e é cunhado do carrasco Jabes Ribeiro.

Segundo informações chegadas ao Blog, dão conta que o agente organizador do evento, foi flagrado em julho na lista de pessoas que acumulam cargos com a mesma carga horária nos municípios de Ilhéus e Itabuna. ( Clique aqui para ler )

O apoio político seria uma forma de engavetar o processo?

Adustina: Pedro Tavares e Lúcio Vieira Lima são recepcionados por milhares de pessoas

pedro tavares adusti

Milhares de pessoas estiveram reunidas ontem (28) na cidade de Adustina, em apoio ao deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) e ao deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB). Os parlamentares foram recepcionados pelo prefeito Zé Aldo e todo o seu grupo político. Na oportunidade, o que era pra ser uma reunião, tornou-se um grande comício. “Fiquei impressionado com a bela recepção e o carinho que recebi de todos aqui em Adustina. São momentos como esse que reforçam a força da nossa chapa vitoriosa e aumenta a cada dia a vontade de continuar lutando por essa cidade e por toda a Bahia”, disse. Antes, o deputado Pedro Tavares esteve na cidade de Paripiranga, onde se reuniu com o presidente do PMDB local, Bira de Gringo, com a vereadora Nani, além de diversas lideranças locais.

Lídice propõe diálogo com policiais

Lídice da Mata quer diálogo com os policiais civis e militares para pactuar uma atuação unificada das duas corporações.

Lídice da Mata quer diálogo com os policiais civis e militares para pactuar uma atuação unificada das duas corporações.

A candidata a governadora da Bahia Lídice da Mata, do PSB, anunciou como prioridade para o início de seu governo o estabelecimento do diálogo com os policiais civis e militares para pactuar uma atuação unificada das duas corporações.

Em entrevista à Rádio Sucesso, de Camaçari, na última quarta-feira (27), a candidata destacou que a crise na relação entre o atual governador e os policiais – resultado de duas greves – deve ser resolvida logo no início do novo governo para que seu projeto de segurança pública tenha sucesso.

“Precisamos construir uma política de segurança de proteção ao cidadão, mas essa transformação só será feita se tivermos um policial valorizado, que trabalhe ao nosso lado. São os policiais que executarão nossa política de segurança pública e eles precisam estar comprometidos com o que planejamos”, disse.

Lídice garantiu que os policiais vão participar da elaboração do projeto de segurança pública do novo governo.

:: LEIA MAIS »

Ilhéus : Operação da 68ª CIPM apreende armas, drogas e captura fugitivo no bairro da Conquista

PM prender traficantes, arma e grande quantidade de drogas.

PM prende traficantes em posse de armas e grande quantidade de drogas.

Por volta das 6 horas da manhã de hoje (29), no Alto do Rombudo que fica bairro da Conquista, foi realizada a Operação Alvorada pelos policiais da 68ª CIPM, com apoio da 69ª e 70ª, onde foi preso o traficante de drogas e homicida, conhecido pelo vulgo de “Del da Jamaica”, que estava foragido.

Junto com o mesmo, estava a traficante conhecida como “Layla Gomes” e outro elemento conhecido pelo vulgo de “Ninho”, além de outros 04 indivíduos que foram encontrados com drogas.

A Operação teve como resultado: a prisão do foragido e outros indivíduos, a apreensão de dus armas de fogo, sendo uma pistola cal. 380 com 02 carregadores e um revolver cal. 38, uma quantidade significativa de drogas (Crack, maconha e cocaína), além de duas balanças de precisão, celulares, correntes de prata e uma quantia em dinheiro. Todo material e indivíduos foram apresentados à 7ª COORPIN.

Advogado Cosme Araújo prestigia inauguração da nova sede da OAB de Ilhéus

Cosme Araújo presente no dia histórico para advocacia ilheense.

Cosme Araújo presente no dia histórico para advocacia ilheense.

O dia 28 de agosto marcou a história da advocacia ilheense, após 79 anos de espera, foi inaugurado a nova sede da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Ilhéus. O prédio fica na Rua 14 de Agosto, nº 80, no bairro Cidade Nova, a menos de 200 metros do Fórum Epaminondas Berbert de Castro. Na oportunidade, o vereador e renomado advogado criminalista Dr. Cosme Araújo, participou do ato solene e comemorou o novo momento que a classe advocatícia atravessa com a entrega da moderna sede.

O imóvel foi adquirido pela OAB da Bahia, por meio do presidente Luiz Viana, ao custo de R$ 550 mil, com recursos oriundos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA). A casa passou por obra para ampliação e adequação aos novos serviços.

Para o Cosme Araújo, a nova sede da subseção da OAB Ilheense “é uma simbologia muito grande, é uma conquista para a advocacia e para a cidadania”, disse.

Por fim, Araújo parabenizou o presidente da OAB de Ilhéus, Marcos Flávio e toda diretoria, através da gestão marcada pela seriedade e compromisso com a classe e acrescentou que, a Ordem sempre esteve à frente das grandes lutas brasileiras ao longo de sua história, de modo que temos aqui uma representação da sociedade civil, com um espaço mais adequado, amplo para atender a advocacia e os cidadãos”, concluiu Cosme Araújo.

Detran-BA alerta motociclistas

Detran-BA alerta motociclistas sobre os riscos ao infringir leis de trânsito.

Detran-BA alerta motociclistas sobre os riscos ao infringir leis de trânsito.

A cada ano cresce significativamente o número de acidentes fatais envolvendo condutores de motocicletas. Segundo dados divulgados pela Seguradora Líder, no primeiro trimestre de 2014, a motocicleta representou 74% das indenizações do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro DPVAT), da qual é a administradora, sendo 33% na região Nordeste 33%. As informação são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/BA).

O artigo 54 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece regras de conduta e circulação que buscam inibir estes tipos de acidentes, porém, atitudes negligentes dos condutores têm contribuído para o aumento desta estatística. De acordo com o inciso I do artigo 54 do CTB, os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só podem circular nas vias utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores, incluindo também o passageiro.

:: LEIA MAIS »

Deputada Ângela inaugura comitê e recebe apoio dos moradores de Una

da solenidade de inauguração do comitê de apoio às candidaturas de Ângela Sousa, para deputada estadual, e Davidson Magalhães.

Solenidade de inauguração do comitê de apoio às candidaturas de Ângela Sousa, para deputada estadual, e Davidson Magalhães.

Lideranças políticas de Una como a prefeita Diane Rusciolelli, vereadores, secretários municipais, presidentes de partidos e representes dos mais diversos segmentos da comunidade participaram na noite desta quinta-feira da solenidade de inauguração do comitê de apoio às candidaturas de Ângela Sousa, para deputada estadua,l e Davidson Magalhães, para deputado federal. O ato público começou com uma carreata pelas ruas de Una, onde os candidatos receberam o apoio da comunidade, seguindo com a inauguração do novo espaço aberto para a apresentação das propostas dos candidatos e para ouvir a comunidade.

Durante o evento a prefeita Diane Rusciolelli destacou o empenho da deputada estadual Ângela Sousa na luta para buscar obras, serviços e melhorias para Una. “Isso ninguém pode negar. Apoiar a deputada estadual Ângela Sousa é retribuir toda essa dedicação, esse carinho e essa atenção que ela vem dedicando ao nosso município”, complementou Diane Rusciolelli. A prefeita de Una também falou da importância do apoio aos demais membros do time de Lula, formado pela candidata a presidente Dilma Rousseff,  o candidato a senador Otto Alencar, o candidato a governador Rui Costa e o candidato a deputado federal Davidson Magalhães.

:: LEIA MAIS »

Ex-prefeito de Jitaúna tem contas rejeitadas e terá que devolver quase R$5 milhões

EdisioAs contas da Prefeitura de Jitaúna de 2011, sob a responsabilidade de Edisio Cerqueira Alves, foram rejeitadas pelos conselheiros do Tribunal de Contas dos Muncípios, nesta quinta-feira (28/08). Na verdade, o ex-prefeito sequer apresentou ao TCM a prestação de contas dentro do prazo legal , assim como os dirigentes da Câmara Municipal, o que levou o tribunal a enviar técnicos para a tomada de contas.

O TCM diante das graves irregularidades e ilegalidades praticadas pelo ex-prefeito, solicitou representação junto ao Ministério Público, determinou que Edisio Cerqueira devolva com recursos pessoais o montante de R$4.506.908,22, aplicou-lhe multas de R$38.160,00, por não reduzir as despesas totais com pessoal e de R$ 30 mil pelas diversas impropriedades constantes na tomada de contas.

Marcelo Guimarães Filho e PHS têm candidaturas indeferidas

Ex-presidente do Bahia, Marcelo Guimarães, teve sua candidatura impugnada.

Ex-presidente do Bahia, Marcelo Guimarães, teve sua candidatura indeferida .

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) indeferiu, nas últimas sessões de julgamento da Corte, todos os pedidos de registro de candidatura do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) na Bahia. Com isso, o partido não terá candidatos aptos a disputarem as eleições deste ano pelo Estado. Ainda há embargos de declaração contra decisão pendentes de julgamento no TRE, cabendo também recurso no Tribunal Superior Eleitoral.

A razão da negativa dos pedidos de registro resultou de uma dissidência no diretório estadual do partido. O primeiro grupo havia decidido em convenção compor a coligação “Unidos Pela Bahia”, liderada pelo DEM, mas nova Comissão Provisória,  que realizou uma segunda convenção e deliberou por integrar a coligação rival “Pra Bahia Mudar Mais”, foi nomeada pelo diretório nacional.

Nos julgamentos do Registro de Candidatura das coligações, o Tribunal decidiu excluir o partido de ambas. Isso porque a Corte entendeu, de um lado, que o diretório nacional do PHS invalidara a convenção estadual que optara pela “Unidos Pela Bahia”, e de outro, não reconheceu a validade de suposta convenção que decidira pela adesão à chapa “Pra Bahia Mudar Mais”.

Assim, sem convenções consideradas válidas, os candidatos passaram a carecer de uma das condições de elegibilidade necessárias para a oficialização das candidaturas, exigência legal prevista no artigo 11, parágrafo primeiro, inciso I, da Lei 9.504/97, a Lei das Eleições. Ao todo, foram 18 pedidos de registro de candidaturas indeferidos, entre candidatos a deputado estadual e deputado federal.

Informações do TRE- BA

População de Ilhéus diminui e a de Itabuna cresce

A cada levantamento do IBGE, Ilhéus vem perdendo habitantes. Foto de José Nazal.

A cada levantamento do IBGE, Ilhéus vem perdendo habitantes. Foto de José Nazal.

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicados hoje (28) no Diário Oficial da União, a população de Ilhéus diminuiu de 184. 616 para 182.350 habitantes.

Em dados de 2010 do IBGE, Itabuna tinha 199.749 habitantes, em 2014, aumentou sua população para 218.925.

Confira os municípios mais populosos da Bahia:

1º Salvador – 2.902.927
2º Feira de Santana – 612.000
3º Vitória da Conquista – 340.199
4º Camaçari – 281.413
5º Itabuna – 218.925
6º Juazeiro – 216.588
7º Lauro de Freitas – 188.013
8º Ilhéus – 182.350
9º Jequié – 161.150
10º Teixeira de Freitas – 155.659
11º Alagoinhas – 153.560
12º Barreiras – 152.208
13º Porto Seguro – 143.282
14º Simões Filho – 131.630
15º Paulo Afonso – 118.323
16º Eunápolis – 112.032
17º Santo Antônio de Jesus – 100.550

eletroar



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia