maio 2015
D S T Q Q S S
« abr    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Prefeitura de Ilhéus convoca professores aprovados em seleção pública

Palacio Paranagua (Secom Ilhéus)A Prefeitura de Ilhéus, por meio das Secretarias de Administração (Sead) e Educação (Seduc) de Ilhéus convoca candidatos aprovados na seleção pública simplificada para contratação de professores e intérpretes de libras. Os convocados devem se apresentar à Gerência de Recursos Humanos, situada no segundo andar do Anexo de Secretarias, à Rua Santos Dumont, s/n, centro, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h, no prazo de cinco dias, para apresentar a documentação.

De acordo com a portaria assinada pelo titular da Sead, Ricardo Machado, a convocação foi necessária devido à desistência de candidatos que já deveriam estar atuando nas escolas da rede municipal de ensino.

A lista dos convocados está disponível neste link http://goo.gl/tNGCIo do diário oficial do município.

Há nove anos, Colo Colo se tornava Campeão Baiano de Futebol

Por Pablo Brandão

Foto divulgação.

Foto divulgação.

Há exatos nove anos, o Colo Colo de Futebol e Regatas conquistava a maior glória de sua história. No dia 28 de maio de 2006, o Tigre vencia o Vitória por 4 a 2, em pleno Estádio Manoel Barradas, e se consagrava campeão baiano.

O título inédito para o sul da estado quebrou a sequência de 35 anos da hegemonia de Bahia e Vitória.

Naquele ano, o Colo Colo ainda teve o artilheiro do torneio, Ednei, com 23 gols. Com uma campanha impecável, o Tigre foi o campeão dos dois turnos, descartando a necessidade da disputa das finais.

Vídeo:

Sindicato dos agentes de endemias e saúde detona governo Jabista e categoria faz paralisação. Ouça a entrevista!

O radialista Marinho Santos e o presidente do sindicato, Roberto Machado, no programa Tropa de Elite/ Rádio Baiana de Ilhéus 1.310 AM.

O radialista Marinho Santos entrevistando o presidente do sindicato, Roberto Machado, no programa Tropa de Elite/ Rádio Baiana de Ilhéus 1.310 AM.

Nesta quarta-feira (27), o programa Tropa de Elite, comandado pelos radialistas Marinho Santos e Robertinho Scarpita, entrevistou o presidente do Sindicato de Agentes de Saúde e de Endemias, Roberto Machado, e trouxe o conflito da categoria com o governo do prefeito Jabes Ribeiro, que se nega a pagar o piso nacional da categoria.

O presidente acusou o governo de ser um dos culpados pela epidemia de dengue na cidade, explicitando a falta de condições de trabalho dos agentes, a exemplo da falta de fardamento e material. “Estão trabalhando sem a farda completa, uma camisa para trabalhar o ano todo. Não tem bota, não tem luva, não tem caneta, borracha, sem material gráfico (…), o mínimo não está sendo cumprindo”, salientou Roberto.

Segundo Roberto, desde o início do mandato ele vem tentando agendar uma reunião com o prefeito e nunca o encontra, que sempre está viajando.“Queremos que o prefeito cumpra a lei (…), governo federal manda todos os meses (dinheiro). Jabes tem que cumprir o piso”, explicou Roberto.

Durante o programa, vários ouvintes participaram ao vivo, detonando a administração do prefeito Jabes Ribeiro.

Confira a entrevista:

Comissão da Fiol e Porto Sul marcará audiência pública com a Valec e o Ibama

Foto divulgação.

Foto divulgação.

Com o objetivo de obter respostas e intensificar o debate sobre o andamento das obras da Ferrovia da Integração Oeste/Leste e do Complexo Intermodal Porto Sul, a Comissão Especial da FIOL e do Porto Sul da Assembleia Legislativa da Bahia, aprovou na manhã desta quarta-feira (27), uma ida à Brasília, e posteriormente, a realização de uma audiência pública no município de Ilhéus, sul da Bahia. A proposta do colegiado é buscar respostas dos órgãos envolvidos para levar à população dados da real situação desses projetos estruturantes de extrema importantes para a economia baiana.

A audiência pública prevista para o mês de julho, será com os representantes da Valec – empresa responsável pelo andamento das obras da ferrovia e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – órgão responsável pela licença de supressão de vegetação, documento necessário para que sejam iniciadas as obras de quebra-mar do Porto Sul.

Segundo a deputada estadual Ângela Sousa (PSD), esses encontros servirão para que os deputados possam verificar a real situação das obras junto aos órgãos envolvidos e, ao mesmo tempo, será fundamental para obtermos informações do andamento das obras e responder aos questionamentos da população de Ilhéus e região, que aguardam ansiosos por esses projetos.

:: LEIA MAIS »

Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito

imgNoticia-1432784139323O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) artigo da reforma política (PEC 182/07) que acaba com a reeleição nos cargos executivos (presidente da República, governadores e prefeitos). A medida foi aprovada com o apoio majoritário das bancadas: 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção.

O texto aprovado é o do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que prevê uma transição. O fim da reeleição não se aplicará aos governadores eleitos em 2014 e aos prefeitos eleitos em 2012, nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores ao pleito subsequente, exceto se já tiverem exercido os mesmos cargos no período anterior.

A exceção para o cargo de presidente da República não cabe porque a presidente Dilma Rousseff, já reeleita, não poderá se candidatar novamente em 2018.

Além do fim da reeleição, foi aprovada a doação de empresas para partidos políticos. Na terça-feira, todos os itens em votação haviam sido rejeitados, incluindo as propostas de alteração no sistema eleitoral.

A proposta de mandatos maiores será debatida pela Câmara a partir desta quinta-feira (28), quando será retomada a votação da reforma política. A PEC está sendo analisada em primeiro turno pelo Plenário.

Senado aprova MP que altera regras de pensão por morte, auxílio-doença e fator previdenciário

Foto de Jonas Pereira/Agência Senado

Foto de Jonas Pereira/Agência Senado

O Senado aprovou nesta quarta-feira (27) a Medida Provisória 664/2014 que altera as regras para o recebimento do auxílio-doença e da pensão por morte, impondo carências e tempo de recebimento conforme a faixa de idade do beneficiário. A MP faz parte do pacote de ajuste fiscal do governo federal e segue para a sanção presidencial.

O texto-base é o relatório do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), acatado pelo relator revisor no Senado, Telmário Mota (PDT-RR), com três emendas aprovadas na Câmara: alternativa ao fator previdenciário; regulamentação da pensão por morte para pessoas com deficiência; e exclusão do prazo de pagamento sobre o auxílio-doença.

Pensão por morte

:: LEIA MAIS »

Agentes penitenciários da Bahia decretam greve geral

(Foto:Divulgação/Sinspeb)

(Foto:Divulgação/Sinspeb)

Os servidores penitenciários do estado da Bahia decretaram greve geral nesta quarta-feira (27). De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), Reivon Pimentel, a greve não tem prazo para encerrar e 30% do efetivo continuará trabalhando ao longo da paralisação.

O motivo do protesto é o não cumprimento por parte da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) das exigências da categoria. Segundo Pimentel, a maior reivindicação é a efetivação dos novos agentes, que aconteceria em abril, mediante concurso público realizado em novembro de 2014.

Dados do Sinspeb apontam que atualmente a Bahia possui 200 presos sob responsabilidade de cada agente penitenciário, enquanto que o recomendado pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de um agente para cada cinco detentos. Segundo o sindicato, o déficit de agentes no estado está por volta de 8 mil profissionais.

Às 9h da manhã de quinta-feira (28), será realizada uma reunião entre os coordenadores do sindicato, a Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), Saep e a Secretaria de Administração do estado (Saeb) para decidir os rumos da greve. ( Correio da Bahia)

Perda do mandato por troca de partido não se aplica a eleições majoritárias, decide STF

cartoons_82_De quem e o Mandato

Charge.

Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira (27), que a perda do mandato em razão de mudança de partido não se aplica a candidatos eleitos pelo sistema majoritário, porque viola a soberania popular. A Corte julgou inconstitucionais dispositivos de resolução do Tribunal Superior Eleitoral que aplicavam aos eleitos em pleitos majoritários (senadores, prefeitos, governadores e presidente da República).

Na resolução do TSE, válida até então, estabelecia que os mandatos pertenciam ao partido e não ao político. Por isso, a desfiliação sem justa causa estavam sujeitas a punição de perda do mandato.

No caso de deputados federais, estaduais, distritais e vereadores, as siglas pelos quais eles se elegeram ainda podem reivindicar o mandato na Justiça quando o político deixar a legenda.

A diferença se dá porque nesse caso, vale o sistema proporcional. A divisão das cadeiras nas Câmaras de Assembleias levam em conta o total de votos dados a todos os candidatos do partido, ou coligação, mais os votos dados à legenda.

Convocada, secretária de educação não comparece na câmara da vereadores

Cadeira reservada para a secretária ficou vazia, e a população sem explicação e solução sobre o caos na educação na rede municipal. Foto Jamesson Araújo.

Cadeira reservada para a secretária ficou vazia, e a população sem explicação e solução sobre o caos na educação na rede municipal. Foto Jamesson Araújo.

Nesta quarta-feira (27), a Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou sessão especial para debater a situação caótica da educação no município, com escola despejadas, falta de merenda escolar e a teimosia do governo do prefeito Jabes Ribeiro, em manter vários alunos da rede municipal fora das salas de aula. Convocada para a sessão, a secretária de educação Marlúcia Rocha, não compareceu e não mandou justificativa plausível.

Para alguns vereadores de oposição, a câmara virou extensão do palácio Paranaguá, onde continua recebendo ordens do prefeito Jabes Ribeiro, e por isso é desrespeitada constantemente pelo governo.

Compareceram dirigentes da APPI, professores da rede municipal, pais e alunos, que ouviram dos vereadores um discurso velho e escorregadio, de que lutou e vem lutando pela educação de Ilhéus. Solução que é bom, nada !

FBI: investigação é apenas o começo contra corrupção no futebol

Marin foi preso por envolvimento na "venda" das Copas na Rússia e Catar.

José Maria Marin, ex-presidente da CBF, e outros executivos da Fifa foram presos em uma operação surpresa do FBI e da polícia suíça.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o FBI (Polícia Federal norte-americana) e do Internal Revenue Service (IRS), uma espécie de Receita Federal norte-americana, afirmaram hoje (27) que as investigações sobre a Federação Internacional de Futebol (FIFA) estão só começando e que o objetivo é acabar com a “corrupção sistêmica” que atinge a entidade internacional.

Na entrevista coletiva de hoje, a procuradora-geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch, os diretores do IRS, Richard Weber, e do FBI, James Comey, apresentaram detalhes sobre a investigação de esquema de corrupção, extorsão e lavagem de dinheiro em um período de quase 24 anos. Pelo menos US$150 milhões foram usados nas transações investigadas.

A procuradora Lynch comparou a Fifa a organizações de família da máfia e cartéis de drogas. “Os esquemas envolvem altos executivos, outras agências e milhões de dólares que foram usados para o pagamento de propinas”, disse.

Segunda ela, o suborno foi amplamente usado em todas as esferas da organização. “Esses indivíduos e organizações eram envolvidas em suborno para decidir quem iria transmitir jogos e onde seriam os jogos em nível mundial desde 1991”, observou.

Terceirização ilícita em Maraú e Ibirapitanga é alvo de ação do MPT

LogoMPT,0O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia deu entrada em ação civil pública na Justiça do Trabalho contra o Instituto de Projetos e Apoio Sociais no Brasil (Ipasb), o município de Maraú, seu ex-prefeito Antônio Silva Santos, e o município de Ibirapitanga, ambos no sul do estado. Os procuradores pedem indenização de R$1 milhão por danos morais coletivos. O motivo é a comprovação de contratação ilegal de trabalhadores sem concurso público nos órgãos, desrespeitando e omitindo os direitos trabalhistas dos funcionários, como INSS, FGTS, verbas rescisórias e pagamento regular. Na ação, que está em andamento na Vara do Trabalho de Ipiaú, o MPT solicita o imediato afastamento dos trabalhadores contratados de forma irregular que ainda prestem serviço a esses municípios.

Após inúmeras reclamações trabalhistas contra o município de Maraú, em 2012, o MPT, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), iniciou as investigações nas prefeituras. Em todos os casos, os contratos de trabalho eram assinados junto ao Ipasb, mas a prestação de serviços era dada ao município. O instituto funcionava como uma espécie de intermediadora de mão de obra, mascarando a relação de trabalho entre os contratados e o município. As investigações apontaram claros indícios de fraude na relação de emprego, além de fraudes em relação à contratação de pessoal pelo setor público, que só pode ser feita mediante concurso, salvo em situações excepcionais.

:: LEIA MAIS »

ADASB alerta para invasões na área da Barragem Rio Colônia em Itapé

itapé

Área da Barragem é cercada por fazendas responsáveis por grande produção de leite e criação de gado de corte da região cacaueira.

A Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (ADASB) lança o alerta para uma problemática que pode protelar ainda mais as obras de construção da Barragem Rio Colônia, em Itapé. O empreendimento beneficiará mais de 210 mil moradores dos municípios de Itapé e Itabuna, garantindo maior regularidade no abastecimento de água, no entanto, esta semana, uma propriedade que está situada no perímetro da obra foi invadida por integrantes de Movimentos Sociais.

“Preocupada com a situação a ADASB traz a público esta notícia e ao mesmo tempo informa que tomará as devidas providências, cobrando do Poder Público que adote as medidas cabíveis que possam resguardar a obra”, frisou o presidente da ADASB, Elder Fontes. A invasão ocorreu na segunda-feira (25), em uma área de 300 hectares da Fazenda Canaã, em Itapé, propriedade do agropecuarista João Sobral.

Cerca de 50 pessoas já começaram a montar acampamento no local, mas ainda não apresentaram reivindicações. Acredita-se que eles aproveitaram o momento de letargia para conclusão da Barragem Rio Colônia, já que a mesma encontra-se paralisada. “Outros fazendeiros também estão inseguros. Eles temem que o movimento avance de tal modo para outras propriedades e atrapalhe a retomada das obras assim que o Governo do Estado resolver pendências de licitação que provocaram a paralisação”, completou o vice-presidente da ADASB, Edimar Margotto Jr.

:: LEIA MAIS »

​Pedro Tavares é relator de projeto que transfere estradas no Oeste para União

Deputado Pedro Tavares ( PMDB).

Deputado Pedro Tavares ( PMDB).

O deputado estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa, Pedro Tavares foi relator do Projeto de Lei aprovado nesta terça-feira (26), que transfere para União trechos da rodovia estadual BAT-349, na região Oeste. A estrada tem início em Santa Maria da Vitória, passa pela cidade de Correntina e liga a Bahia até o estado de Goiás. O parlamentar destacou que o trecho de 233 km é de fundamental importância para o escoamento da safra de grãos produzida na região, e ressaltou também o forte potencial turístico de Correntina. “Além dos diversos caminhões que utilizam a via para transportar a safra, existe um fluxo muito grande de turistas que visitam a cidade e estão enfrentando uma estrada em péssimas condições. São diversos buracos que podem ocasionar acidentes, custos na saúde, além dos prejuízos no economia e comércio local. A recuperação de estradas tem sido uma das minhas bandeiras nesse mandato, por reconhecer a sua importância para o desenvolvimento econômico da Bahia. Espero que o governo federal, independente dos cortes no Orçamento, reconheça a importância desses trechos para o estado e realize essa recuperação o mais rápido possível”, afirmou o deputado.

Câmara mantém modelo atual de eleição para deputados e vereadores

imgNoticiaUpload1432680713928O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira o principal ponto da reforma política (PEC 182/07) proposto pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ): o chamado “distritão”, modelo em que os deputados e vereadores seriam eleitos apenas de acordo com a quantidade de votos recebidos, no sistema majoritário. A proposta foi rejeitada por 267 votos a 210 e 5 abstenções.

A Câmara manteve o modelo atual, com sistema proporcional, que leva em conta os votos recebidos individualmente pelos candidatos de um partido e os recebidos pela legenda. Esses votos são usados para um cálculo de quantas vagas cada partido consegue preencher. Outras mudanças nesse sistema – como a cláusula de barreira e mudanças nas coligações – poderão ser discutidas nesta quarta-feira, quando o Plenário vai retomar a discussão da reforma.

:: LEIA MAIS »

MP que muda regra do seguro-desemprego passa em primeira votação no Senado

Agência Brasil

seguro_3Em votação apertada, o plenário do Senado aprovou os pressupostos de urgência, relevância e constitucionalidade da Medida Provisória (MP) 665 – que trata de mudanças nas regras para acesso de trabalhadores aos benefícios do seguro-desemprego, seguro-defeso e abono salarial. Os pressupostos são o primeiro item da matéria a serem votados, antes da análise do mérito, e foram aprovados com 36 votos sim e 32, não.

A votação é polêmica porque vários senadores consideram inconstitucional o trecho da MP que modifica as regras do abono salarial. Atualmente, tem direito ao abono todo trabalhador que tiver trabalhado pelo menos 30 dias no ano anterior com carteira assinada e recebido até dois salários mínimos. O benefício é um salário mínimo.

:: LEIA MAIS »

MPF/BA recomenda alterações para os próximos concursos do IFBA

ifba

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) expediu, em 20 de maio, recomendação para que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) comprometa-se a retirar dos próximos concursos a exigência de experiência profissional como requisito de ingresso nos cargos de assistente em Administração, Assistente de Aluno, Auxiliar de Biblioteca e Auxiliar em Administração. A exigência foi feita no Edital nº 01/2014.

Segundo o procurador da República Edson Abdon Peixoto Filho, autor da recomendação, a exigência de experiência, por meio de lei, para assumir determinado cargo público, via concurso público, é forma de restringir o acesso ao cargo. “Além disso, o Poder Judiciário já reconheceu a inconstitucionalidade da exigência de experiência profissional para os referidos cargos e outros semelhantes”, afirma.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia